O Sistema de Potes que Ajustará Definitivamente sua Finanças

Tempo de leitura: 5 minutos

Desde a minha infância, eu tenho observado que minha família segue um padrão ao lidar com o dinheiro. Toda vez que recebem algum montante de dinheiro, este dinheiro fica agrupado, sem que seja separado para coisas determinadas.  Assim, a cada necessidade o dinheiro sai do mesmo lugar… as contas de casa, mercado, padaria, feira vão surgindo e o dinheiro vai sumindo sem que percebam. Quanto se dão conta, exclamam:

Nossa, eu estava com “X” e sumiu. Eu nem sei onde foi parar o dinheiro

O engraçado é que isto se repete o tempo todo e não apenas com a minha família. Ou estou enganado?!

Se por acaso você se identificou ou conhece alguém que passa por esta situação, aqui vão duas dicas para mudar este hábito terrível:

Dica número 1

Para que você tenha maior facilidade em se lembrar do quanto ganhou ou gastou, esteja presente e de forma consciente. Falando assim parece estranho, mas é muito simples.

Muitas vezes não nos lembramos das coisas porque fazemos no automático. Quantas vezes vamos ao mercado ou a um restaurante e simplesmente passamos no caixa e pagamos com o cartão sem de fato prestarmos a atenção necessária? Eu mesmo já paguei algo no automático, sem ao menos conferir o valor.

Então para você sair do automático e ter plena consciência, toda vez que você for pagar algo pare, respire profundamente por duas vezes e diga a você mesmo (pode ser mentalmente ou em voz alta) estou em “tal” lugar, pagando “x”, por “tal” coisa. Pode parecer estranho no começo, mas este simples exercício fará com que você passe a se recordar mais de onde foram seus gastos e ter mais consciência de qual o destino você está dando ao seu dinheiro. Você pode se surpreender.

Dica número 2

Ao receber o seu dinheiro, separe-o de forma que você saiba o destino dele, antes mesmo de gastar. Mas e como fazer isso?

Simples, use o sistema de potes!

Agora se você nunca ouviu falar neste sistema, eu te explico como funciona.

Basicamente você utiliza 6 potes onde você dividirá o seu dinheiro.

Ah! Isto não quer dizer que você tenha que colocar o seu dinheiro em potes reais, mas é uma forma de ilustrar que facilita muito. Dito isto, vamos aos potes!

Poupar dinheiro

Pote da Liberdade Financeira – 10% – Já pensou nas vantagens de ter liberdade financeira? Pois bem, ela necessita ser criada com bons hábitos. Reserve 10% de sua receita (seus ganhos) neste pote. Este é potencialmente o pote mais importe, pois no futuro você viverá dele, sem ter que se preocupar se a sua aposentadoria cobrirá suas despesas. Portanto, NÃO USE ESTE DINHEIRO! Recomendo que você consulte algum especialista que te orienta a melhor forma de aplicá-lo, conforme o seu perfil. No futuro, os rendimentos deste pote será grande o bastante para que você trabalhe por prazer e não por necessidade financeira.

Pote das Despesas Básicas – 55% – O valor deste pode deverá ser destinado ao pagamento das despesas básicas e recorrentes, tais como aluguel, mercado, padaria, conta de luz, água, telefone, internet, transporte, IPVA, IPTU, condomínio, …

Pote de Poupança de Longo Prazo – 10% – Você já pensou em trocar de carro? dar uma entrada na sua casa própria? Fazer aquela bela viagem? comprar aquela TV com um ótimo sistema de som? Enfim, não importa o que seja, este pode serve para te ajudar a conquistar estes sonhos. Sempre que você quiser algo que custe um pouco mais e necessite de uma preparação, use este pote para guardar o dinheiro necessário para realizar este desejo.

Pote da Educação – 10% – Quando um celular ou computador começa a fica desatualizado, as pessoas já começam a querer descartá-los, pois eles não agregam mais tanto valor. O mesmo acontece com as pessoas! Necessitamos estar sempre nos atualizando e nos capacitando para que possamos crescer cada vez mais. Então, use este pote com a SUA educação. Quanto mais avançado você for, mais valorizado você será e receberá por isso.

Pote da Diversão – 10% – Se você já gosta de gastar com diversão, este será o seu Santo Graal. Use-o como você já sabe como fazer. Agora, se você pensa duas vezes antes de gastar alguma coisa com diversão por querer economizar… este pote DEVE SER SUA PRIORIDADE. Se você possui receitas mensais, você deve gastar cada centavo do pote, todos os meses, com sua diversão. Geralmente ouço as pessoas se lamentando por terem deixado de fazer algo e eu não quero te ver lamentando por não ter se divertido. Vamos nos divertir!

Pote da Caridade – 5% – Este pote é destinado a doações para alguma entidade que você apoie, para os presentes, para ajudar outra pessoa.

O sistema de potes que eu apresentei aqui é uma metodologia muito bacana, mas que deve ter flexibilidade para ser ajustado a sua realidade. Se hoje você não tem como aplicá-lo com seus ganhos por algum motivo, separe ao menos R$ 10,00 e divida em potes reais mensais. Assim você passará a criar o hábito de usar o sistema de potes e quando puder aplicar o médoto de forma mais ampla, você já terá adquirido este hábito e será muito simples de colocar em prática.

Estas duas dicas podem parecer simples (e são), mas certamente fazem a diferença na vida de muitas pessoas e eu quero que faça a diferença na sua vida também.

Na sua jornada, a direção é mais importante do que a velocidade. Então vamos ajustar um passo de cada vez rumo ao seu sucesso.

Agora se você quiser ajustar a direção e pisar fundo na direção certa, eu tenho uma dica extra: Leia o livro “Os Segredos da Mente Milionária” ou ainda participe do MMI Brasil (Millionaire Mind Intensive Brasil).

Ficou com alguma dúvida? Quer nos dizer algo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

E aí?! Gostou deste post?

Inscreva-se em nossa news letter e receba nossas atualizações>

Ah! Estou pensando na continuidade deste post, mas antes vou esperar o seu comentário e, quem sabe, já responder a sua pergunta.

Imagens de freepik.com
[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]