O que Você NÃO Deve Fazer na Busca de Seu Sucesso!

Tempo de leitura: 9 minutos

Você gostaria que suas ações sempre gerassem ótimos resultados? Claro que gostaria!

É bem provável que você já tenha visto muitos estudos de casos onde as grandes figuras de sucesso explicam o que fizeram para chegar aonde chegaram.

Porém, é mais provável ainda que você não tenha se atentado a seguinte questão:

O que eles fizeram de errado e que eu não posso fazer de jeito nenhum?

Não se preocupe. Esse artigo servirá como um super guia para você saber o que não fazer na sua caminhada rumo ao sucesso.

Inclusive, você terá a oportunidade de tirar suas dúvidas e até mesmo marcar um encontro comigo para bater um papo sobre como encontrar o melhor caminho para você ou sua empresa trilhar. Voltarei neste assunto, mas antes…

Você precisa entender que cada pessoa, cada história tem um caminho, um jeito próprio de acontecer, onde cada um teve as suas próprias dificuldades e desafios. E é justamente por causa disso, que você não deve comparar seus bastidores com o palco de quem já conquistou o sucesso.

Mas e aí? Pronto para riscar as coisas que você não pode, em hipótese alguma, fazer na sua caminhada rumo ao sucesso? Se você ainda não leu, esse artigo aqui é um ótimo complemento para guiar suas decisões.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • Como a falta de foco te impede de sair do lugar
  • O melhor planejamento para o fracasso
  • A Síndrome do Conhecimento que impede a ação
  • A física por trás do fracasso
  • Como não voltar atrás nos resultados

A Falta de Foco

Falta de Foco

Você vê a imagem acima? Sem foco não é? Até conseguimos distinguir alguma coisa, mas imagine se você estivesse dirigindo e a sua visão ficasse sem foco, do mesmo jeito que na foto, como você faria para continuar guiando o veículo?

Na certa você teria que parar o veículo para não provocar um acidente.

O foco é necessário para que possamos ter uma visão clara do que está acontecendo e para onde estamos indo.

Então se você quer seguir o caminho do sucesso, a primeira coisa que você não deve fazer é perder o foco!

A falta de foco também se traduz em fazer várias coisas distintas ao mesmo tempo, que extrapolam até a capacidade multitarefas que muitas pessoas têm (na maioria mulheres 😉 ).

Você mesmo deve conhecer alguém que tenta fazer de tudo, mas parece que nada sai do lugar. Ou então que começa fazer algo e antes mesmo de começar gerar resultado já mudou de ideia e vai para outro projeto… e assim leva a vida de galho em galho, sem dar a atenção devida a cada projeto.

Pois então, se você possui um projeto, esteja focado nele!

Não deixe que distrações tirem o seu foco e façam com que você se distancie do que realmente precisa ser feito.

Quando conseguimos focar nossas forçar em nossos projetos, colocamos mais energia e aceleramos fundo. Mas só acelerar não basta, principalmente se não estivermos na direção certa, é preciso também ter a clareza de seu foco e para onde ele te direciona.

Você quer acelerar seu projeto na direção certa ou qualquer direção serve? Se você escolheu acelerar na direção certa, observe como o planejamento é importante.


O Melhor Planejamento para o Fracasso

Sem Planejamento

Este tópico pode até parecer estranho, mas decidi colocá-lo porque a maioria das pessoas exercem ele muito bem e nem se quer percebem o que estão fazendo.

O melhor planejamento para o fracasso é justamente não planejar nada.

Se você é daqueles que seguem a risca o refrão da música “Deixa a vida me levar”, do cantor Zeca Pagodinho, a vida te levará para onde bem entender e você não terá o controle de nada!

Sem planejamento as coisas simplesmente vão acontecendo sem que você tenha o controle e depois não adianta reclamar.

Então a segunda coisa que você não deve fazer é deixar a vida te levar.

Se você tem foco e sabe o que quer, planeje seus passos. Assim você terá maior controle da direção e saberá o que fazer e para onde ir.

Agora que passamos da parte mais complicada para a maioria das pessoas, vamos falar do grande assassino das grandes ideias.


A Síndrome do Conhecimento que Impede a Ação

sindromelarge

Você alguma vez teve uma ideia, mas achou que não era o momento para realizar aquilo, pois não estava preparado o suficiente para colocar a ideia em prática? Isso acontece com praticamente todo mundo.

O engraçado é que muitas destas ideias virão produtos ou serviços criados por outras pessoas, iguais ou até menos preparados que você. Mas por qual razão isto acontece?

Simples, por causa da síndrome do conhecimento.

Muitas pessoas estudam algo e não se sentem preparadas. Então, fazem uma faculdade… mas ainda não é o suficiente e partem para uma pós-graduação… aí não possuem a vivência prática e resolvem fazer outro curso para suprir essa necessidade, depois se sentem desatualizados e procuram outra coisa e por aí vai…

O que você não pode fazer é deixar de agir!

Neste texto eu não quero dizer que o conhecimento não é importante ou necessário. De fato o aprimoramento contínuo é muito importante, mas isto não deve ser motivo para você não agir, pois nem o Google conseguiu reunir todas as informações do mundo.

Você nunca encontrará as condições perfeitas, com todas as luzes verdes para seu projeto começar. Sempre haverão dificuldades e desafios.

Como diz o Slogan de uma grande empresa, “O Desafio é a Nossa Energia”. Faça do desafio uma energia para você também. Não permita que ele te paralise!

E já que estamos falando de energia, você já estudou sobre inércia? Se você não conhece ou coçou a cabeça por ter se lembrado das aulas de física, não se preocupe pois você vai entender o conceito agora!


A Física por trás do Fracasso

(Na verdade eu prefiro ler como A Física por trás do Sucesso.)

odrat80

De forma muito simples, a lei da inércia diz que se algo estiver parado, continuará parado até que outra força o coloque em movimento. Do mesmo modo, também diz que se algo está em movimento, tende a permanecer em movimento até que outra força contrária o faça parar.

Aí eu te pergunto, se na natureza acontece isso, você acha que se você estiver parado alguém vai surgir para te empurrar e te movimentar para sempre?

É neste momento em que 91% dos casos de sucesso ou fracasso são decididos e quase ninguém fala sobre isso.

O grande segredo é simples. Bastar dar o primeiro passo!

Quando você resolve dar o primeiro passo, superando as dificuldades, você se coloca em movimento e as coisas ao seu redor começam a se movimentar também.

Agora, se por acaso você se vê preso, sem saber como se colocar em movimento, entre em contato conosco e vamos falar sobre o seu caso.

Depois que você já tiver o foco no seu objetivo, tiver planejado e se colocar em ação, os resultados começarão a aparecer. E isto é certo!

Então vamos ao próximo tópico…


Como Não Voltar Atrás nos Resultados

Antes de tratar deste assunto, eu gostaria que você imaginesse que você já passou por várias etapas de sucesso, que os resultados estão ótimos e que as coisas estão indo muito bem… Que sensação maravilhosa isso tudo, não é mesmo?!

Agora você se lembra que eu comentei que o aprimoramento contínuo é muito importante? Pois bem, é aqui que ele possui um papel fundamental.

Manter-se aprimorado, te ajuda a aprimorar os processos de seu projeto. Ajuda a ajustar o que for necessário e o nome disso é melhoria contínua.

Com o passar do tempo, as coisas mudam e exigem mudanças dos projetos para que eles possam continuar ativos e com bons resultados.

Robotizando ResultadosSe você pensar que seu projeto é um robô autossuficiente, que não precisa de manutenção e ajustes, certamente seus resultados começaram a regredir.

Eu sempre me recordo da Kodak, que foi uma das primeiras empresas a pesquisar sobre fotos digitais, mas achava que a foto do filme, que depois era revelada, permaneceria soberana (se você não sabe do que se trata do que estou falando, comente abaixo que eu te explico melhor).

Pois bem, as fotos digitais dominaram o mercado e a Kodak ficou parada no tempo e quase foi à falência.

Então você não pode, de jeito nenhum, esquecer do conceito de melhoria contínua.

Se você deixar de lado a importância de ajustar e melhorar continuamente o seu processo, você provavelmente voltará atrás em seus resultados.


Resumindo…

  • não compare seus bastidores com o palco de quem já conquistou o sucesso.
  • você não deve perder o foco!
  • você não deve deixar a vida te levar!
  • você não deve deixar de agir!
  • você não pode esquecer deixar de querer melhorar sempre!

Agora como eu havia comentado no início deste post, você pode tirar suas dúvidas ou até mesmo marcar um bate papo comigo. Basta escrever nos comentários abaixo ou enviar um e-mail para rafael@evoluee.com.br.

Mas enquanto você espera meu retorno, pense na seguinte pergunta:

O que você faria se você tivesse a certeza de que tudo daria certo?

 

E aí?! Gostou deste post?

Inscreva-se em nossa news letter e receba nossas atualizações>

Imagens de flickr, freepik, Andrew NeelBedneyimageskjpargeter
[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]