Ferramentas do Site

Tempo de leitura: 9 minutos

Olá!

Que bom que você possui interesse em saber mais sobre as ferramentas que são usadas aqui no site da Evoluee.

Ao longo do tempo, eu sempre tive acesso a pessoas que pensavam em ter um site próprio, bem feito, bonito, amigável, que funcionasse muito bem e que não custasse uma fortuna.

Estas mesmas pessoas sentiam-se apavoradas, pois imaginavam que criar um site era algo de outro mundo, cheio de complicações, dor de cabeça e acabavam por contratar alguém para fazer o serviço e, na maioria das vezes, o resultado final não era bem o esperado.

Se você já sentiu medo de tecnologia ou qualquer outro tipo de medo, eu te recomendo este post sobre o medo.

Como eu sei que a tecnologia veio para nos ajudar, então decidi por criar eu mesmo o site da Evoluee. Confesso que eu não conheço muita coisa sobre webdesign e TI, embora alguns digam o contrário em razão do medo que sentem da tecnologia desconhecida. Se você também se sente desconfortável com ferramentas desconhecidas, eu te digo:

Seja como uma criança e não tenha medo de errar! A cada erro, você aprende mais do que com os acertos.

O que você precisa ter em mente é que existem milhares de ferramentas que você pode usar para construir o seu site e você não viverá o suficiente para testar todas. Então, se você quiser economizar uma vida de tempo, pegue um atalho ao testar primeiro as indicações de quem já passou por isso antes de você e já selecionou o que achou de melhor.

Durante este processo, tenha em mente que existem diversos serviços gratuitos, que são excelentes, e outros que valem a pena serem pagos, pois você terá um suporte caso necessite de ajuda.

wordpress_logo4Para começar, aqui na Evoluee decidimos criar este site usando o WordPress, que é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, no formato de blog, que domina 70% do mercado mundial. E sabe qual é a melhor parte disso? É de graça! Isso mesmo, é um software livre.

Após termos escolhido o WordPress, fomos procurar o serviço de hospedagem. Existem muitas empresas que prestam este tipo de serviço e olha que recebemos muitas indicações. Por fim, acabamos por escolher os serviços da GoDaddy, que nos fornece a hospedagem na plataforma Linux, além de DNS Premium, Certificado SSL, backup automático e ainda ganhamos o registro do domínio do site.

GoDaddyTodas as vezes que tive qualquer dúvida, desde a compra até quando eu fiz coisa errada nas configurações do site, o pessoal da GoDaddy ficou comigo no telefone até resolver o problema. Ah! Atendimento em português e com chamada local.

Depois de contratado o serviço de hospedagem e já pronto pra uso o domínio do site, chegou a hora de instalar o WordPress. Muito Fácil! A própria GoDaddy tem uma ferramenta de instalação do WordPress que faz a instalação de forma super rápida e simples, leva menos de 5 minutos!

Ao instalar o WordPress, temos acesso a uma avalanche de templates, que são modelos de sites com apresentação visual já trabalhada. Existem milhares gratuitos e outros milhares pagos. A própria GoDaddy já disponibiliza um template bem completinho, fácil de usar e de graça. Mas como eu queria mais qualidade na apresentação visual, eu optei por um template pago, que é o Tema Épico.

epico-banner-3Assim que eu comentei com uma amigo, experiente nesta área, que tinha adquirido este template Épico, ele já me disse que era um dos melhores templates que ele já tinha visto e que muitas pessoas de referência no mercado de Webdesign usam este tema Épico.

Além de ter um visual muito agradável, você aprende a usá-lo bem rápido e a equipe de suporte te responde todas as dúvidas rapidinho.

Se você nunca usou o WordPress, o pessoal do Épico te manda as instruções detalhadas de como instalar o template e assim que você faz a instalação, já vai aparecendo alguns balões te mostrando onde você tem que clicar e o que aquilo faz. Mais fácil que isso só outra pessoa fizesse o trabalho por nós.

Outro fator que me fez gostar ainda mais é que ele já vem com o plugin Épico (daqui a pouco falarei mais sobre os outros plugins), que disponibiliza algumas ferramentas fantásticas de captura de e-mail, compartilhamento em redes sociais e outras coisas mais.

leadloversJá que falamos em e-mail, nós também usamos o LeadLovers para o gerenciamento de nossas listas e-mails (leads). E olha que foi uma decisão difícil… aqui na Evoluee nós ponderamos indicações de pessoas como Érico Rocha e Conrado Adolpho e acabamos identificando que o plano do LeadLovers seria a nossa melhor opção, pois o plano têm um ótimo custo X benefício. Mas o que achamos de tão especial? O LeadLovers oferece no mesmo plano diversas ferramentas que geralmente teríamos que contratar em separado nas outras empresas. As principais ferramentas que destacamos são:

  • LeadLovers nos fornece um ótimo sistema de gestão de Leads. Possui o sistema de máquinas, onde você pode configurar uma sequencia de e-mails a serem enviados para seu público (também conhecido como estratégia PAV ou funil de venda).
  • A captura de leads pode ser feita pelas ferramentas de formulário de inscrição, anúncios do Facebook, comentários em posts do Facebook, caixa de entrada de e-mails, páginas de captura, etc…
  • LeadLovers também possui um sistema de criação de páginas, onde você pode criar páginas específicas para uma campanha, para uma confirmação de cadastro, página de agradecimento, entrega de bônus e o que mais a sua imaginação permitir criar.
  • Possui um sistema de gatilhos inteligentes, onde você pode configurar o sistema para interagir de forma diferente, de acordo com o comportamento do seu lead.
  • Outra ferramenta incrível que já está no pacote do LeadLovers é a Área de Membros (EAD). Nesta área, que é mais usada por info-produtores, você pode criar um curso, treinamento, produto on-line, para fornecer aos seus clientes por meio de uma área exclusiva, com acesso com login e senha.

Agora falando de plugins, que são ferramentas extras que você pode usar no WordPress, estamos usando os seguintes:

  • Épico – plugin que acompanha o tema Épico. Listamos 8 funções dele:
    1. Capture – Caixas de captura de emails integradas com os principais serviços de e-mail marketing.
    2. Autor – Seu blog, sua identidade. Você pode inserir facilmente foto e informações úteis sobre você.
    3. POP – Seleção de artigos de destaque no seu blog, de forma simples e descomplicada.
    4. Páginas – Dê destaque as páginas mais importantes do seu blog, com lindos ícones, fáceis de inserir.
    5. Social – Links para as suas redes sociais, com ícones e efeitos de transição belíssimos.
    6. Aviso – Uma barra flutuante no topo do seu site para lembrar os seus leitores de algo importante.
    7. Links – Criação de links personalizados, melhorando a apresentação padrão do WordPress.
    8. Image – Esta ferramenta facilita a inserção de imagens com a finalidade de anúncios dentro de seu blog
  • Facebook Comments Plugin – Os visitantes de seu blog podem comentar usando seus perfis do Facebook, sem necessidade de cadastros adicionais.
  • Ninja Forms – Este é o plugin que gera o formulário de contato do blog.
  • Limit Login Attempt – Este plugin limita a tentativa de acesso à área de usuários do blog, gerando maior segurança contra acessos não autorizados.
  • Relink – Este plugin gera novas páginas que basicamente carregam um iframe. Em outras palavras, se você quer exibir um outro site (muito útil para quem atua com sistema de afiliados), mas que apareça o seu domínio na barra de endereço do navegador, use este plugin.
  • Google XML Sitemaps – Este plugin gera automaticamente o arquivo sitemap.xml, que é usado pelos motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc) para indexação do site.
  • Customizer Export/Import – Caso você tenha que migrar o seu blog ou fazer alguma atualização, mas não quer correr o risco de ter que configurar tudo de novo, use este programa para exportar as configurações do tema e, se necessário, importe-as depois.
  • Facebook Conversion Pixel – Este plugin permite a instalação do Pixel de rastreamento do Facebook, de forma customizada para cada página ou post.
  • Tracking Code Manager – Este plugin permite a instalações de códigos de rastreamento do Facebook, Google Adwords e outros. Com ele você não precisa inserir o código página por página, pois ele permite a insersão do código em todas as páginas de uma única vez.

Estamos estudando alguns plugins para melhoria no desempenho do blog, mas até agora não encontramos algum que tenha melhorado nosso desempenho. Talvez seja por conta do DNS Premium da GoDaddy  que não vemos melhora com o uso destes plugins, mas se você souber de algum plugin bom, ficarei feliz em receber a sua indicação.

facebook_dev_wallpaperComo nós temos a nossa página no Facebook, incluímos o botão curtir no final de cada página e isso foi mais simples do que eu imaginava, bastou copiar e colar um código html que o próprio Facebook gera na página de desenvolvedores. Não precisa se assustar, pois é super simples usar esta página, pois o Facebook explica tudo direitinho.

E antes de finalizar este post, eu gostaria de falar sobre imagens. Afinal, de que adianta um template com visual bacana, mas sem imagens legais?

Para edição de imagem eu uso basicamente dois programas, o Gimp que é um gratuito e o Adobe Illustrator, que é pago. Mas não se assuste, pois eu uso estes programas apenas para fazer o básico, pois eu sempre procuro imagens em bancos de imagens como o 123RF ou o FreePik que possuem muitas imagens incríveis e gratuitas.

Bem, por enquanto são estas as ferramentas que estamos utilizando aqui no blog.

Espero que estas dicas tenham sido uteis para você.

Um forte abraço,

Rafael de Paula

PS: Se você precisar me escrever, pode me enviar uma mensagem para rafael@evoluee.com.br